31/05/2021

REDE CARIRI LITERÁRIO: Conheça a Associação Comunitária do Guarani

 

Com alegria apresentamos hoje a Associação Comunitária do Guarani – Ponto de Cultura do Estado do Ceará está localizada no município de Campos Sales-CE, onde possui em sua sede a Biblioteca Comunitária Carroça do Saber, em 2020 . Em 2021 firmou parceria com RECODE Bibliotecas ampliando ações no tocante a realização de cursos, formação de comitê na biblioteca além do fortalecimento em fazer parte de uma rede de bibliotecas passando a conhecer novas experiências. 

Na rotina presencial atua com o incentivo a leitura formando clubes de leitura, realização de cirandas de leitura itinerantes e empréstimos de livros para o público de crianças, adolescentes, jovens, estudantes e professores. Atua na comunidade em parceria com as escolas incentivando o hábito e apreciação da leitura.

A biblioteca apresenta-se com acervo diversificado com livros de literatura infantil, infanto juvenil entre clássicos da literatura nordestina e brasileira. Neste período de Pandemia, está realizando atividades virtuais junto às crianças com contação de histórias e envio de histórias infantis em PDF para que as crianças e adolescentes mesmo em distanciamento social estejam próximo ao universo literário.

Siga a ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DO GUARANI no Instagram:

ASSOCIAÇÃO DO GUARANI

    O produto apresentado pelo Guarani foi a produção de Histórias em Quadrinhos - HQ da própria Associação. As crianças tiveram oficinas virtuais, sendo selecionado um grupo de acrianças e adolescentes que tiveram acesso as aulas virtuais com técnicas de produção e criação do HQ. Os participantes receberam kits com materiais didáticos de incentivo a produção contendo cadernos de desenho, réguas, lápis de cor, pincéis, grafite... O material conta com o histórico institucional e ganhou uma linguagem lúdica com ilustrações que será distribuído gratuitamente na comunidade. 




O PROJETO REDE CARIRI LITERÁRIO E O PROJETO DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DO GUARANI ESTÃO ALINHADOS AO PROPÓSITO DE: 

PROMOÇÃO DA LEITURA, contribuindo para o fomento da prática leitora;

DEMOCRATIZAÇÃO do acesso gratuito aos livros ou outros suportes de leitura;

FOMENTO à produção, ao intercâmbio e à divulgação de informações;

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO – concepção e/ou desenvolvimento de projetos.

PESQUISA – desenvolvimento de pesquisas.




BIBLIOTECA da UPPV – UNIÃO POPULAR PELA VIDA é um espaço Organizacional que reúne Lazer, Educação e Ambiente de Leitura para públicos diversificados; É Ponto de Leitura e Pontinho de Cultura do Ceará. Possui 33 anos de atuação no município de Missão Velha, Estado do Ceará. A UPPV está coordenando o Projeto Rede Cariri Literário, integrando, formando novos leitores e fortalecendo Organizações Sociais da Região do Cariri.

SIGA a UPPU no Instagram


PROJETO REDE CARIRI LITERÁRIO

- ‘ESTE PROJETO É APOIADO PELA SECRETARIA ESTAUDUAL DA CULTURA, ATRAVÉS DO FUNDO ESTADUAL DA CULTURA, COM RECURSOS PROVENIENTES DA LEI FEDERAL Nº 14.017, DE 29 DE JUNHO DE 2020.’ 
-LEI ALDIR BLANC DE EMERGÊNCIA CULTURAL – CEARÁ 
-GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ / SECRETARIA DA CULTURA
-SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA 
-MINISTÉRIO DO TURISMO 
-PÁTRIA AMADA: BRASIL / GOVERNO FEDERAL




Nenhum comentário:

Postar um comentário