31/05/2021

Um pedaço de prosa sobre a edição de estreia da Revista Cariri das Antigas


AUTOR: Professor José Cícero 


Em tempos tristes e monótonos de pandemia eis que nos chega uma notícia boa. Quer seja da publicação de estreia do primeiro número da Revista CARIRI das ANTIGAS(foto). Uma  iniciativa primorosa capitaneada pelo novel e talentoso pesquisador Juazeirense ROBERTO JÚNIOR. Por sinal, uma grande promessa no que tange ao atual processo de produção escrita e do resgate historiográfica do Cariri em particular e do Nordeste em geral. Ao meu juízo, algo bastante animador, num momento de profunda estagnação no campo da pesquisa e da produção 'livresca'. E, notadamente  para todos os que gostam e apreciam a leitura das boas histórias passadas no nosso chão.

A publicação da revista "Cariri das Antigas", portanto, não obstante as dificuldades inerentes a sua produção,  vem à lume numa boa hora. O que naturalmente deixará contentes e refertos  todos os amantes,  entusiastas da história sertanejas e do Cariri.

Portanto, além da imensa importância das reportagens de capa, em suas abordagens inéditas, tais como "o Palacete de Isaías Arruda, o coronel meteórico", bem como Dr. Gesteira e relógios do Cariri dentre outras. Foi tão boa a repercussão do informativo historiográfico e a receptividade  junto à opinião pública e a crítica  especializada que o seu editor já acena com a possibilidade  de uma necessária reedição. Como ainda, a publicação em breve do segundo número, o que conforme ele já se encontra pronta. 


Por fim, num contexto de publicações há muito minguado, não somente pelo fato da Pandemia e da preguiça gerada pela internet, diria em última instância, que a Revista Cariri das Antigas é uma conquista. E que por isso mesmo,  como um autêntico documento histórico franqueado ao público leitor, pesquisadores e estudantes precisam ser melhores apoiados por todos. Notadamente pelos intelectuais e o poder público da região. Posto que nossa cultura não tem fronteira,  nem tem dono a nossa verdadeira história. Parabéns.

Roberto Júnior, Editor e Fundador da Revista Cariri das Antigas, Inaldo Araújo coordenador da Biblioteca da UPPV e o Professor José Cícero. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário