26/05/2021

REDE CARIRI LITERÁRIO: Conheça a Inspetoria Salesiana São Luiz de Gonzaga

Apresentamos com alegria a INSPETORIA SALESIANA SAO LUIZ GONZAGA, criada em 2016, sem fins lucrativos com finalidades religiosas, morais, culturais e assistenciais, através de diversas atividades, enfatizam melhor a linha das ações desenvolvidas de auxiliar e promover o desenvolvimento da cidadania, democracia, direitos humanos, ética, habitação, lazer e outros valores universais em ações beneficentes à comunidade: crianças, jovens, idosos e portadores de deficiência, podendo criar estruturas especifica como “oratórios” e/ou “Centros Sociais e Culturais”.


A Fundação se mantém financeiramente através de doações, campanhas de arrecadação, bazar e outras parcerias mantidas através de Projetos Sociais. A entidade desenvolve atividades que beneficia 400 crianças, adolescentes, jovens e suas famílias de baixa renda totalizando 2.000 pessoas. 

A Área de Desenvolvimento Social da Fundação Educativa Salesiana Padre Cícero é a responsável pela gestão dos programas, projetos e tecnologias sociais que contribuem para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens e suas famílias que vivenciam cotidianamente situações de privação, exclusão e vulnerabilidade social. 

A Área de Desenvolvimento Social atua em projetos e programas através de ações e atividades desenvolvidas junto à comunidade. Programas Sociais: Programa de Arte e Educação, Programa Esporte e Recreação, Programa de Formação Cidadã (Iniciação Profissional), Programa de Acompanhamento Psicossocial e Pedagógico e Programa de Reforço Alimentar. 

Os programas agrupam as pessoas beneficiadas em torno de um objetivo geral. Projetos Sociais: Projeto Oratório Padre Cícero e o Projeto Mendicância “Pedinte” e Jovem para o Futuro, estes projetos sociais definem objetivos específicos, tais como: doação de gêneros alimentícios, empréstimos de materiais ortopédicos, roupas, fraldas descartáveis, fraldas geriátricas, como: cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, bengalas, andadores e doações de leite. 

O Serviço Social da Fundação realiza visita domiciliar as famílias para analisar a situação real, e encaminha a família para ser inserida nas políticas públicas, que vão tentar amenizar a problemática. Tecnologias sociais: são as metodologias que replicamos para atender os objetivos gerais e específicos e gerar efetivas soluções de desenvolvimento social em larga escala, atendendo demandas de educação, alimentação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras. 

Programas Culturais: Manter viva a devoção pelo Padre Cícero que continua a atrair anualmente centenas de milhares de romeiros de todo o Brasil, especialmente do Nordeste. Na Colina do Horto, pode-se visitar: Estátua do Padre Cícero, Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto, Museu Vivo do Padre Cícero, Trilha do Santo Sepulcro, Capela do Santo Sepulcro e o Muro da Sedição de 1914, além do Casarão Museu Padre Cícero na Rua São José no Centro de Juazeiro do Norte.



O produto apresentado pela Inspetoria Salesiana São Luiz de Gonzaga foi o Cordel chamado de “Trilha da Leitura – Educação Ambiental e os Preceitos do Padre Cícero – Da Estátua ao Santo Sepulcro Retratado através do Cordel”, que estão sendo distribuídos na Escola do Horto, na Biblioteca do Museu São José e Organizações Sociais de Juazeiro do Norte.






O PROJETO REDE CARIRI LITERÁRIO E O PROJETO DA INSPETORIA SALESIANA SÃO LUIZ DE GONZAGA ESTÃO ALINHADOS AO PROPÓSITO DE : 

PROMOÇÃO DA LEITURA, contribuindo para o fomento da prática leitora;

DEMOCRATIZAÇÃO do acesso gratuito aos livros ou outros suportes de leitura;

FOMENTO à produção, ao intercâmbio e à divulgação de informações;

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO – concepção e/ou desenvolvimento de projetos.

PESQUISA – desenvolvimento de pesquisas. 


BIBLIOTECA da UPPV – UNIÃO POPULAR PELA VIDA é um espaço Organizacional que reúne Lazer, Educação e Ambiente de Leitura para públicos diversificados; É Ponto de Leitura e Pontinho de Cultura do Ceará. Possui 33 anos de atuação no município de Missão Velha, Estado do Ceará. A UPPV está coordenando o Projeto Rede Cariri Literário, integrando, formando novos leitores e fortalecendo Organizações Sociais da Região do Cariri. 

SIGA A UPPU



PROJETO REDE CARIRI LITERÁRIO

- ‘ESTE PROJETO É APOIADO PELA SECRETARIA ESTAUDUAL DA CULTURA, ATRAVÉS DO FUNDO ESTADUAL DA CULTURA, COM RECURSOS PROVENIENTES DA LEI FEDERAL Nº 14.017, DE 29 DE JUNHO DE 2020.’ 
-LEI ALDIR BLANC DE EMERGÊNCIA CULTURAL – CEARÁ 
-GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ / SECRETARIA DA CULTURA
-SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA 
-MINISTÉRIO DO TURISMO 
-PÁTRIA AMADA: BRASIL / GOVERNO FEDERAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário