16/06/2021

REDE CARIRI LITERÁRIO: Conheça a Associação Comunitária de Assistência à Família

Apresentamos a ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE ASSISTÊNCIA À FAMILIA - ACOAFA, PONTO DE CULTURA PORTAL DO CARIRI fundada em 18/01/1988, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, mantida por meio de doações de instituições públicas, privada e de pessoas físicas, com atuação no município de Missão Velha, Estado do Ceará. A finalidade é promover o desenvolvimento social, a participação e a formação cidadã, por meio da execução de atividades educacionais, sociais, culturais, artísticas, desportivas, de saúde, lazer, direitos humanos e de preservação e defesa do meio ambiente, de forma gratuita às comunidades inseridas nos programas sociais, por meio de suas atividades inovadoras, que contribui no desenvolvimento da formação pessoal e social de crianças, adolescentes e jovens e de suas famílias. 

A ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE ASSISTÊNCIA À FAMÍLIA – ACOAFA, é mantenedora da Biblioteca Francisco Auto Filho, a qual tem realizado um trabalho de incentivo à leitura para seus associados e alunos da rede estudantil. A Sala de Leitura foi fundada em 18/01/1988, transformada em Biblioteca no ano de 1990, e Biblioteca Francisco Auto Filho no ano de 2009, por ocasião do I Edital de Pontos de Cultura do Ceará, uma homenagem ao ex-Secretário de Cultura do Estado, constituindo um exemplo raro de intelectual que tem feito da sua práxis política, um modelo de cidadania e de defesa da sociedade e dos seus incessantes movimentos culturais e políticos no Ceará. A Biblioteca Francisco Auto Filho, é cadastrada no SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS/BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS DO CEARÁ (SECRETARIA DA CULTURA) – SEBP-CE, possui um excelente acervo, inclusive em 2013 foi contemplada com o PRÊMIO TODOS POR UM BRASIL DE LEITORES - MINISTÉRIO DA CULTURA Secretaria de Executiva Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

SIGA a ACOAFA no INSTAGRAM: ACOAFA

O PROJETO REDE CARIRI LITERÁRIO E A ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE ASSISTÊNCIA À FAMMILIA ESTÃO ALINHADOS AO PROPÓSITO DE: 

PROMOÇÃO DA LEITURA, contribuindo para o fomento da prática leitora;

DEMOCRATIZAÇÃO do acesso gratuito aos livros ou outros suportes de leitura;

FOMENTO à produção, ao intercâmbio e à divulgação de informações;

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO – concepção e/ou desenvolvimento de projetos.

PESQUISA – desenvolvimento de pesquisas.




O produto cultural apresentado pela ACOAFA foram Livretos em Cordel e também Mídia Digital em CDs, incentivando a LEITURA ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E POPULAR DE MISSÃO VELHA (Histórico; Patrimônio Artístico e Cultural; Letra do Hino; Bandeira; Brasão; Atrativos Turísticos) que foram distribuído nas Escolas, nas Bibliotecas, Salas de Leituras e Organizações Sociais de Missão Velha, buscando a promoção da acessibilidade e da cultura digital, contribuindo para a fruição dos mais diversos gêneros literários


BIBLIOTECA da UPPV – UNIÃO POPULAR PELA VIDA é um espaço Organizacional que reúne Lazer, Educação e Ambiente de Leitura para públicos diversificados; É Ponto de Leitura e Pontinho de Cultura do Ceará. Possui 33 anos de atuação no município de Missão Velha, Estado do Ceará. A UPPV está coordenando o Projeto Rede Cariri Literário, integrando, formando novos leitores e fortalecendo Organizações Sociais da Região do Cariri.

Acesse o Instagram da UPPV: UPPV


PROJETO REDE CARIRI LITERÁRIO

- ‘ESTE PROJETO É APOIADO PELA SECRETARIA ESTAUDUAL DA CULTURA, ATRAVÉS DO FUNDO ESTADUAL DA CULTURA, COM RECURSOS PROVENIENTES DA LEI FEDERAL Nº 14.017, DE 29 DE JUNHO DE 2020.’ 

-LEI ALDIR BLANC DE EMERGÊNCIA CULTURAL – CEARÁ 

-GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ / SECRETARIA DA CULTURA

-SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA 

-MINISTÉRIO DO TURISMO 

-PÁTRIA AMADA: BRASIL / GOVERNO FEDERAL




Nenhum comentário:

Postar um comentário