17/06/2021

REDE CARIRI LITERÁRIO: Conheça a Sociedade de Assistência às Famílias Abaiarenses - SOAFAB

Apresentamos a Organização Social: Sociedade de Assistência as Famílias Abaiarenses - SOAFAB. Iniciou suas atividades informais em 1984 quando na época ocorria grande índice de mortalidade em mulheres de partos e crianças antes do primeiro ano de vida. Foi vendo à grande necessidade de se fazer um trabalho de prevenção a saúde da mulher e do bebê como um meio de defender a vida que surgiu a Organização Social. Firmando parceria com a prefeitura Municipal, conseguiu atendimento médico para as mães e filhos além de distribuição de alimentos através do programa da Fundação Nacional de Alimentação Saúde e Nutrição. Com o êxito no atendimento avaliando a possibilidade de ampliar e expandir em outras áreas resolveu-se legalizar como Associação Filantrópica para poder fazer um trabalho com maior abrangência, celebrar convênios e projetos com entidades afins e atender melhor a comunidade para diminuição dos problemas. Sendo assim denominou-se o nome da SOAFAB e foi fundado em 22 de janeiro de 1984, por um grupo de pessoas que sentiram a necessidade de lutar pelo exercício da cidadania, uma melhor qualidade de vida das pessoas menos favorecidas e atender as necessidades básicas em educação, saúde, ação social, arte cultura, esporte, lazer, agricultura, formação profissional, geração de emprego e renda etc. proporcionando o atendimento as crianças, adolescentes, jovens, adultos, mulheres e idosos, cadastrados na Entidade, dando prioridade as ações mais viáveis e necessárias ao público beneficiário, na busca de parcerias com entidades, públicas e privadas através de programas, prêmios, projetos e convênios no sentido de promoção e sustentabilidade na execução das ações programadas procurando a cada dia expandir esse atendimento na zona urbana e rural do município criando mais ações e oportunidade de inclusão social e crescimento comunitário.



A Sociedade de Assistência as Famílias Abaiarenses - SOAFAB, tem o Ponto de Cultura Bacia do Araripe, Certificado pela SECULT/CE, realizando um conjunto de atividades culturais, dentre elas destacamos o Espaço de Leitura (Sala de Leitura), com a realização do Projeto Cidadania e Formação com Foco no Incentivo à Leitura, atendendo em média 100 participantes, formado por crianças, adolescentes e jovens, na faixa etária de 07 a 19 anos de idade, no horário manhã e tarde, contra turno escolar.



O Projeto Cidadania e Formação com Foco no Incentivo à Leitura, apresentou como Produto Cultural Livretos em Cordel ENCANTANDO CRIANÇAS COM LEITURA INFANTIL que foram distribuído nas Escolas, nas Bibliotecas, Salas de Leituras e Organizações Sociais de Abaiara, contribuindo para a fruição desse gênero literário. 



O PROJETO REDE CARIRI LITERÁRIO E A SOAFAB ESTÃO ALINHADOS AO PROPÓSITO DE: 

PROMOÇÃO DA LEITURA, contribuindo para o fomento da prática leitora;

DEMOCRATIZAÇÃO do acesso gratuito aos livros ou outros suportes de leitura;

FOMENTO à produção, ao intercâmbio e à divulgação de informações;

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO – concepção e/ou desenvolvimento de projetos.

PESQUISA – desenvolvimento de pesquisas.


BIBLIOTECA da UPPV – UNIÃO POPULAR PELA VIDA é um espaço Organizacional que reúne Lazer, Educação e Ambiente de Leitura para públicos diversificados; É Ponto de Leitura e Pontinho de Cultura do Ceará. Possui 33 anos de atuação no município de Missão Velha, Estado do Ceará. A UPPV está coordenando o Projeto Rede Cariri Literário, integrando, formando novos leitores e fortalecendo Organizações Sociais da Região do Cariri.

SIGA a UPPV no Instagram: UPPV


PROJETO REDE CARIRI LITERÁRIO

- ‘ESTE PROJETO É APOIADO PELA SECRETARIA ESTAUDUAL DA CULTURA, ATRAVÉS DO FUNDO ESTADUAL DA CULTURA, COM RECURSOS PROVENIENTES DA LEI FEDERAL Nº 14.017, DE 29 DE JUNHO DE 2020.’ 
-LEI ALDIR BLANC DE EMERGÊNCIA CULTURAL – CEARÁ 
-GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ / SECRETARIA DA CULTURA
-SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA 
-MINISTÉRIO DO TURISMO 
-PÁTRIA AMADA: BRASIL / GOVERNO FEDERAL




Nenhum comentário:

Postar um comentário