14/06/2021

REDE CARIRI LITERÁRIO: Conheça a Associação Comunitária Irene Cruz

Apresentamos a ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA IRENE CRUZ - ACIC. A organização Social, que é Ponto de Cultura, fica localizada no Sitio Gameleira de São Sebastião, no município de Missão Velha-CE. 



Ao longo dos anos a ACIC, sempre buscou atender às necessidades dos moradores da comunidade de Gameleira de São Sebastião e adjacências, percebendo a vocação dos habitantes pela leitura, bem como a limitação de recursos financeiros para suprir esta carência, procurou um meio para que os habitantes pudessem ter acesso livre ao mundo literário. Buscando apoio para dar suporte a esta área, foi assim, que foi implantada em 2003 a Biblioteca ESTAÇÃO DA LEITURA. Uma iniciativa social da Fundação Deusmar Queirós, que constituiu na implantação de bibliotecas infantis em associações comunitárias rurais. Para cada biblioteca instalada foram disponibilizados 200 títulos expostos em 3 estantes de cores diferentes. Cada estante contém livros referentes às faixas etárias de 07 a 12 anos. Com o passar do tempo percebeu-se a necessidade de ampliar o acervo, para atender ao público de uma forma geral. Foi assim, que surgiu a implantação da biblioteca GILBBERTO GIL, adquirida em 2007 pelo Ministério da Cultura através do edital Pontos de Cultura. A iniciativa possibilitou a ampliação do acervo, melhora nas instalações físicas, informatização e qualificação profissional adequada. Também em 2007 mais, uma vez a biblioteca da ACIC foi contemplada para receber mais livros e diversificar cada vez mais o seu acervo. Através do programa ARCA DAS LETRAS, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Governo do Estado do Ceará. Cada biblioteca foi formada inicialmente, por cerca de 200 livros. Divididos em didáticos, literatura para crianças, jovens e adultos e livros técnicos e especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicos agrícolas e de pesca. Também temos o espaço FAUSTINO NASCIMENTO com livros de poesias do autor filho da terra. Atualmente a biblioteca possuí um acervo de aproximadamente 1000(mil) livros, possibilitando atender a comunidade de uma forma geral.

O PROJETO REDE CARIRI LITERÁRIO E A ACIC ESTÃO ALINHADOS AO PROPÓSITO DE: 

PROMOÇÃO DA LEITURA, contribuindo para o fomento da prática leitora;

DEMOCRATIZAÇÃO do acesso gratuito aos livros ou outros suportes de leitura;

FOMENTO à produção, ao intercâmbio e à divulgação de informações;

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO – concepção e/ou desenvolvimento de projetos.

PESQUISA – desenvolvimento de pesquisas.

O produto cultural apresentado pela ACIC são Cartilhas criadas através das histórias contadas pelas GRIÔS e das ilustrações das personagens criada pelos alunos da escola da comunidade, foi originado os “baús de contação de histórias”. Atualmente estas histórias são expostas no museu de brinquedos populares da chapada do Araripe. Desta forma o objetivo da proposta será A PRODUÇÃO DE LIVRETOS oriundos destas histórias para que estas possam circular e todos possam ter cesso e conhecimento, não limitando-se apenas aos visitantes do museu.




BIBLIOTECA da UPPV – UNIÃO POPULAR PELA VIDA é um espaço Organizacional que reúne Lazer, Educação e Ambiente de Leitura para públicos diversificados; É Ponto de Leitura e Pontinho de Cultura do Ceará. Possui 33 anos de atuação no município de Missão Velha, Estado do Ceará. A UPPV está coordenando o Projeto Rede Cariri Literário, integrando, formando novos leitores e fortalecendo Organizações Sociais da Região do Cariri.

Acesse o Instagram da UPPV: @uppvcomunidade

PROJETO REDE CARIRI LITERÁRIO

- ‘ESTE PROJETO É APOIADO PELA SECRETARIA ESTAUDUAL DA CULTURA, ATRAVÉS DO FUNDO ESTADUAL DA CULTURA, COM RECURSOS PROVENIENTES DA LEI FEDERAL Nº 14.017, DE 29 DE JUNHO DE 2020.’ 

-LEI ALDIR BLANC DE EMERGÊNCIA CULTURAL – CEARÁ 

-GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ / SECRETARIA DA CULTURA

-SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA 

-MINISTÉRIO DO TURISMO 

-PÁTRIA AMADA: BRASIL / GOVERNO FEDERAL




Nenhum comentário:

Postar um comentário