REGULAMENTO
1. DA
FINALIDADE
O 2º FESTIVAL DE CASAMENTO MATUTO
JUNINO EM CORDEL – Herlânio Brito – “PRETO” tem por finalidade Promover a
Literatura de Cordel na Região do Cariri, Missão Velha-CE, valorizando,
estimulando, reconhecendo e registrando a arte escrita dos grupos de quadrilhas
juninas ou independentes, através da encenação e publicação em livro de textos
em Cordel dos Casamentos Juninos matutos com ênfase na valorização da
construção da identidade cearense e sua diversidade cultural.
2 - DOS
PARTICIPANTES
2.1. Poderão participar do Concurso, Grupos de quadrilhas ou
grupos independentes que tenham OBRIGATORIAMENTE o roteiro escrito em CORDEL, e
que disponibilizem o texto para publicação, através de termo de autorização de
uso da obra. Cada grupo, após formalização legal no ato da inscrição, assinará
o referido termo do texto a ser publicado após o II Festival, concordando com
os itens deste regulamento.
2.2. Os grupos de Quadrilhas dos casamentos ou independentes serão
responsáveis por músicas durante as apresentações, utilizando-se de CD gravado
ou de conjuntos musicais, ou outro mecanismo sonoro, objetos de cena, entre
outros.
2.3. O não comparecimento dos representantes das quadrilhas para
testar o CD ou outros materiais, conforme estabelecido no item anterior, desobriga
a Coordenação do Festival de qualquer falha que venha a ocorrer com a execução
do material no momento da apresentação.
3. DAS INSCRIÇÕES:
3.1. As inscrições deverão ser feitas no período de
3.2. No ato da inscrição deverão ser apresentados os seguintes
dados:
a) Nome do Grupo da quadrilha junina ou independente, data de
fundação e pequeno histórico, contendo resumo sobre o tema do casamento a ser
apresentado.
b) Lista com nomes, data de nascimento e números de RG de todos os integrantes do grupo.
c) Nome Completo, RG e CPF, endereço completo e Nº. do NIT de 01 representante do grupo pelo
qual será pago o prêmio, caso o grupo seja vencedor do II festival.
3.3 – Ultrapassando o numero limite de inscrições, haverá uma pré seleção
feita pela comissão organizadora que classificará os 10 grupos finalistas. Esta
será realizada com o critério numero um (1) de desempate. (ver item 6.3) O
resultado da pré-seleção será divulgado no blog da entidade http://escolaculturaluppv.blogspot.com em período
antecedente as datas do festival.
4 – DA
SELEÇÃO
4.1. A ordem de apresentação será definida em sorteio, com a
presença dos representantes dos Grupos de quadrilhas e independentes com data,
local e horários previamente agendados, sendo que será metade dos grupos
inscritos a se apresentarem por noite. “Como exemplo, Caso tenha tenhamos 10
grupos o sorteio ficará definido em ordem decrescente (do 10º ao 1º).” Em
nenhuma hipótese os grupos poderão alterar as datas e os horários de suas
apresentações sem combinar com a comissão organizadora.
4.2. Serão selecionadas como vencedores o 1º, 2º e 3º colocados de
acordo com o maior somatório de pontos do Júri e a divulgação dos resultados em
ordem decrescente.
5 - DAS
EXIBIÇÕES
5.1. Os grupos de quadrilhas juninas e independentes deverão estar
no local do evento, com todos os componentes, 1h (uma) hora antes do horário de
inicio obedecendo a ordem de apresentação, devendo um representante de cada grupo
se apresentar à produção do festival para confirmar a presença.
5.2. Não será permitida, em hipótese alguma, a utilização de
propagandas políticas,
comerciais e/ou afins, qualquer que seja o seu tipo ou forma,
escrita ou falada, exceto os patrocinadores e apoiadores deste festival. Caso o
grupo tenha alguma dúvida ao disposto neste item, deverá procurar os
organizadores do evento, a quem cabe decidir se o material poderá ser utilizado
ou não. O grupo
que descumprir esta
determinação será
automaticamente desclassificado.
6. AS DATAS DE REALIZAÇÃO
DO FESTIVAL
6.1 – Dia: 05 de Julho de 2013 – Sorteio dos Grupos para ordem de apresentação. 12hs/ sede da UPPV
6.2 – Dia: 12 de Julho / 2013 – Início do Festival 18h / – Sede da UPPV
6.3 – Dia:
13 de Julho / 2013 – 2ª noite do Festival 18h / – Sede da UPPV
6.4 – Dia 22 de Agosto/2013
- Lançamento do Livreto – CASANDO NO CARIRI – CASAMENTOS MATUTOS JUNINOS EM
CORDEL – 2ª EDIÇÃO- 10hs – Sede da União Popular Pela Vida
6 - DA
COMISSÃO JULGADORA e do JULGAMENTO
6.1. A comissão julgadora será composta por 05 (cinco) membros indicados
pela entidade União Populares Pela Vida – UPPV, com reconhecida idoneidade
moral e formação especifica para julgamento dos itens deste festival.
6.3. Durante a seleção, em caso de empate entre 02 (dois) ou mais grupos,
o critério de desempate no resultado geral será a maior nota obtida, obedecendo
à seguinte ordem dos itens em julgamento: 1º MÉTRICA E RIMA NA ELABORAÇÃO DO
CORDEL; 2º DECLAMAÇÃO DOS CORDEIS – (RITMO), 3º DRAMATIZAÇÃO TEATRAL, 4º CONJUNTO
E 5º FIGURINO, Persistindo o empate, o Presidente da Comissão Julgadora dará o
voto de Minerva.
6.4. Para cada item de julgamento serão atribuídas notas de 05
(cinco) a 10 (dez), podendo haver fracionamento.
7 - DA
PREMIAÇÃO
7.1 – A ficha de avaliação do júri será em 3 vias; sendo que uma
via ficará para a comissão organizadora do festival, a segunda via para os
julgadores e a terceira via entregue ao representante do grupo, devidamente
assinada pelo representante do júri e da comissão organizadora sem rasuras.
7.2. O resultado final do FESTIVAL será divulgado logo após a
apresentação do último grupo na 2º noite de apresentações.
7.3. Os GRUPOS vencedores receberão a seguinte premiação:
1º LUGAR - Ajuda de custo de R$ 800,00 ( Oitocentos reais) para o grupo vencedor Troféu e certificado;
1º LUGAR - Ajuda de custo de R$ 800,00 ( Oitocentos reais) para o grupo vencedor Troféu e certificado;
2º LUGAR - Ajuda de custo de R$ 500,00 (Quinhentos reais) Troféu e certificado;
3º ao 8º LUGARES – R$ 100,00 (Cem reais) Troféu e certificado;
7.4 – O pagamento será realizado posteriormente à realização do
festival, sendo que se fará necessário o recolhimento de impostos previstos em
lei sobre o total do premio.
7.5. O grupo campeão do Festival reapresentará o casamento matuto
junino por ocasião do Lançamento do Livrete CASANDO NO CARIRI – CASAMENTOS
MATUTOS JUNINOS EM CORDEL no dia 22 de Agosto de 2013, Caso haja omissão o
grupo será penalizado com multa de 50% do valor recebido como prêmio.
8 - DAS
DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1. O grupo ou componente que, de alguma forma, perturbar a ordem
dentro ou fora da área do Festival ou diante de outra concorrente, será
automaticamente desclassificado pela coordenação.
8.2. É vetada a utilização de fogos de artifícios explosivos e
similares dentro da sede do evento, antes, durante ou após a apresentação dos
participantes. Será feita exceção ao uso de traques de massa, também conhecidos
como chumbinho;
8.3. Não será permitida a entrada no Festival de nenhum material
que possa ameaçar a segurança dos participantes do evento;
8.4. Não será permitido aos grupos qualquer contato com a comissão
julgadora antes do resultado oficial do julgamento;
8.5. Cada grupo terá até 25 minutos de apresentação. O grupo que
ultrapassar o tempo determinado perderá 02 (dois) pontos por cada minuto
excedente, O cronômetro estará visível durante as apresentações.
8.6 Após a liberação do Palco, o grupo terá 10 (dez) minutos para produção da sua apresentação, enquanto isso, poetas, cantadores e emboladores farão apresentações paralelas.
8.7 À coordenação do evento é conferido o direito de alterar ou
acrescentar medidas que se fizerem necessárias ao bom andamento do II Festival.
8.8 Os direitos da utilização da imagem dos participantes do Festival,
para fins promocionais e publicitários, serão de uso da entidade União Popular
Pela Vida e seus Patrocinadores, sem nenhum ônus, para fins de divulgação.
8.9 Ao se inscreverem, todos os participantes aceitarão
automaticamente as condições previstas no presente regulamento.
Missão
Velha-CE, ano 2013.
COMISSÃO ORGANIZADORA
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